x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 96

Contador autônomo prestando serviços para empresas com rpa

Sr Lontri's 2

Sr Lontri's 2

Iniciante DIVISÃO 1 , Digitador(a)
há 3 dias Segunda-Feira | 19 maio 2025 | 21:39

Olá, pretendo ser contador autônomo próximo ano, mas estou em um empasse, sobre o INSS, como será feito a retenção da previdência, vi em alguns lugares que é 11%, outros é 20% e ainda tem mais a tal da patronal, faz dias procuro informações de como é feito essa patronal, vi uma alguns lugares que não é obrigatório em alguns anexos do simples nacional, aí tenho receio de não pagar o patronal e depois dá problema 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 20 maio 2025 | 20:45

Para autônomos, que pertencem à categoria de contribuinte individual, há a retenção de 11% das contribuições previdenciárias. O tomador ainda recolherá a CPP de 20%. No caso de ser optante do Simples Nacional, dependerá do Anexo.
Quem recolherá, tanto a retenção, quanto a CPP, será o tomador (contratante).

Sr Lontri's 2

Sr Lontri's 2

Iniciante DIVISÃO 1 , Digitador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 21 maio 2025 | 07:45

Eu vi que tem uns anexos do simples que não recolhe o patronal, tipo 1,2,3 e 5, então se eu prestar o serviço, aí não será recolhido o meu patronal, ficando somente INSS 11% e ISS 5% do meu município? Não terei problemas com a lei? Desculpa-me se eu fizer muitas perguntas 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade